Conversando via twitter estes dias com ninguém menos do que Eike batista , que és um grande admirador da mecânica e de automóveis e motores , por sua ligação com a letra "X" , o perguntei se ele ja possuiu algum carro da marca Mazda , que tambem sabemos que gosta de batizar seus carros com a letra "X" , sua resposta foi de que é um grande admirador do carro Mazda com Motor Wankel , dedico este post ao amigo Eike Batista .

Esta semana o post é dedicado ao pessoal que gosta de carros e sabe que existem diferentes tipos de motores, com configurações de 4, 6, 8 cilindros, em V ou em linha por exemplo, passando pelos elétricos e claro, os motores rotativos do tipo Wankel.
Para quem não sabe o que é ou como funciona este tipo de evolução de gerador de força, acompanhe abaixo um pouco da história, funcionamento, vantagens, desvantagens e demais características deste motor inventado por Félix Wankel em meados de 1951.
Este motor é composto de uma câmara de combustão, em formato parecido com um número 8. Dentro dela um pistão com um formato quase triangular gira excentricamente. Com este movimento as arestas do triangulo normalmente vedam o ciclo, e o espaço entre o rotor e a câmara aumenta e diminui, tornando assim possível o processo de vácuo para a entrada de ar + combustível, a compressão + combustão com o uso de velas, e por fim a exaustão dos gases gerados. Para uma fácil compreensão, abaixo segue uma animação do funcionamento deste motor.

Acima o ar que entra no motor é demonstrado pela cor azul claro, logo após estar dentro da câmara é adicionado o combustível. O próximo passo é a compressão e explosão da mistura, utilizando velas, para no processo final, os gases – representados pela cor vermelho claro – serem eliminados.
Apesar de ser pouco utilizado nos carros atualmente, este motor trás várias vantagens se comparado aos motores de cilindros normais, que utilizam os clássicos pistões, bielas, etc. Para começar nota-se a diferença de tamanho. Normalmente os motores Wankel são menores, reduzindo assim peso e espaço necessário para a sua alocação no cofre do motor. Facilitando a vida de engenheiros na questão da aerodinâmica e na relação peso X potência do veículo. Além disso, como seu processo de funcionamento é muito simples, apenas uma peça girando, estes motores geram muito poucas vibrações, provocando assim um menor desgaste das peças e um maior conforto ao dirigir o veículo. Mas a principal vantagem para apaixonados por potência vem agora, os Wankel proporcionam muito mais potência e torque do que um motor convencional de mesma cilindrada, isso ocorre porque cada lado do rotor central encontra-se em uma fase do ciclo, sendo assim em uma única volta do eixo virabrequim são geradas mais explosões.

Mas não são apenas de vantagens que este motor é formado. Infelizmente sua curva de potência não é muito elástica, apesar de ser melhor que a de um motor convencional. O motor trabalha sempre no seu limite, assim girando muito e gerando calor demasiado. Este calor excessivo contribui no maior problema dos motores Wankel, a vedação entre as arestas do rotor e a câmara de combustão. A dilatação térmica dos materiais consegue ser prevista, mas nem sempre consegue ser totalmente controlada, causando dificuldades no rigor de construção e tolerâncias mínimas do projeto. Além disso, este tipo de motor tem uma alta taxa de emissão de poluentes.
Apesar das desvantagens este motor é usado até hoje em linhas de montagens. Sua história começou com um esportivo da NSU que utilizava este tipo de engenharia para seu carro. Mas empresas como a Mercedes Benz já utilizaram motores Wankel em seus modelos, como no C-111.

Mercedes C111

NSU-Spider
Atualmente a Mazda utiliza em larga escala os motores Wankel, chamados de Wankel Renesis, com evoluções técnicas para sanar algumas desvantagens. Seu uso começou em 1967 com o Cosmo Sport e em 1978 já haviam sido produzidos mais de um milhão de motores deste tipo para a linha de montagem da montadora. Neste mesmo período, a Mazda dava início na produção de um dos mais famosos esportivos do mundo o RX-7.

Mazda RX-7
Após a saída de linha do RX-7, a Mazda lançou o modelo RX-8 que é o único modelo em produção em série que utiliza o motor Wankel. Mas isso que não dizer que o mesmo não impressione. Além de um design fora de série, o RX-8 trás um motor Wankel de 1300cc, aspirado que rende 231cv a 8200RPM. Isso quer dizer que um Corsa 1.4, por exemplo, tem menos da metade da potência de um RX-8. Isso se utilizar álcool como combustível (onde rende mais cavalos) e ainda tendo um motor de maior cilindrada.

Mazda RX-8
Mas se engana quem pensa que o RX-8 está no seu limite de potência, utilizando um turbo compressor, por exemplo, o mesmo pode render muitos cavalos extra. A imagem abaixo ilustra um kit da marca Greddy para o RX-8. Com a utilização de um kit similar a este, com pressão de 0,38 bar (5.6psi), estima-se que o carro chegue aos 270cv.

Motores Wankel são uma ótima alternativa para se obter potência, e se pudermos utilizar eles com fontes de energia como o álcool, os mesmos podem se tornar um grande divisor de águas na relação de potência e compromisso com o meio-ambiente. Ótima alternativa enquanto não partirmos definitivamente para os carros que utilizam células de combustível.

Mazda 787 B Vencedor das 24 horas de Le Mans , motor Wankel

Gostaram até a próxima amigos, e aguardo comentários e sugestões de assunto.
Dear Sir. , do you believe it exist one four stroke internal combustion engine really having infinite torque??? This is true. It is coming.....
ResponderExcluirBest regards
O motor Wankel foi inventado, segundo a Wikipédia, nos anos 1920 e patenteado (depois de anos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a NSU) em 20 de junho de 1933, portanto a data de 1951 não está correta.
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